“Seja você a mudança que quer ver no mundo” Mahatma Gandhi
Antes de entrar em detalhe tenho dito neste artigo, chave emocional devido às influências astrológicas que hoje têm lugar.
Depois da tempestade, a Lua cheia e ainda os efeitos colaterais de ontem, a calma se restabelece quinta-feira, quando a Lua em Escorpião estabelece contato (através de um trígono) com o sensível Netuno, promovendo a empatia e o amor incondicional.
A intuição também recebe um forte impulso, e hoje é mais fácil perceber sinais sutis do universo ou de nossos entes queridos.
Um sextil lua de Plutão aumenta o nosso poder e ajuda a eliminar possíveis padrões emocionais auto-destrutivos, abrindo o caminho para forjar ligações mais profundas com os outros.
Por este motivo tenho crido que é o dia perfeito para apresentar um modelo denominado Processo Emocional Básico, desenvolvido por Leslie Greenberg, que nos fornece um guia para aceder às nossas emoções, e sair delas, transformando-as em algo benéfico para nós. Isto é, para mudar nosso estado emocional.
Vou começar lembrando que para usar a emoção com inteligência na resolução dos problemas da vida, é necessário que experimentemos habilmente nossa emoção.
Em seguida os passos que devemos seguir para alcançá-lo.
1.É consciente de suas emoções: Ouça o seu corpo.
Trata-Se de prestar atenção e de sentir em pontos específicos do seu corpo, a intensidade e a forma real de suas sensações, já que isso irá ajudá-lo a se concentrar nessas sensações.
2.Dá boas-vindas a sua experiência emocional: Permita-se sentir a emoção.
Dá as boas vindas ao sentimento, deixe-o chegar e detém-se sobre ele. Não evalúes de forma negativa. Aceite. Sentir algo representa uma oportunidade para coletar informações que tem que ver com o que é importante para o seu bem-estar.
3.Descreve seus sentimentos com palavras. Põe-lhe o nome ao sentimento.
Põe-lhe o nome para a emoção, é o primeiro passo para regularla. E, então, você pode falar sobre a emoção, em vez de agir de acordo com a emoção. Por exemplo, uma pessoa pode dizer: “eu sinto tristeza… me sinto separado dos outros, deixado de lado, incomunicável… não sinto proximidade, não tenho intimidade com ninguém dos que me rodeiam… e isso me faz sentir sozinho/a”.
4.Identifica a sua experiência primária, seu sentimento mais básico.
Pergunte a si mesmo: “isto É o que realmente sinto no fundo? É este o sentimento mais central?”, “Você sinto algo, além do que estou sentindo de forma mais consciente?”, Estou tentando conseguir alguma coisa com esse sentimento, ou seja, trata-se de um sentimento instrumental?”.
Se responder que sim a qualquer uma das duas últimas perguntas, é provável que seu sentimento não seja central, é possível que seja uma emoção secundária. Então, ouve de novo o seu corpo, e volta de novo para os passos 1 e 2, voltando-se para a emoção que se tem revelado como primária ou central. Se este não é o caso, continua.
5.Avalia se um sentimento primário é saudável ou não.
Dentro das emoções primárias ou centrais, algumas são saudáveis e outras não. As “saudáveis” representam suas respostas fundamentais ou básicas diante das situações. Assim, a raiva é a sua resposta ao agravo, a tristeza diante da perda, o medo de enfrentar a ameaça, etc.
6.Identifica os pensamentos destrutivos que acompanham a emoção não saudável.
Primeiro, reconhece plenamente a emoção que não é saudável. Siéntela e nómbrala: “eu Me sinto destruído por dentro”, “eu Sinto uma raiva destrutivo” ou “eu Me sinto humilhado”.
Enquanto prestar atenção às sensações, coloque seus pensamentos em palavras. Chega ao nível mais básico, algo assim como: “eu Sinto que não valho a pena nada, que não posso sobreviver por minha conta” ou “Não sirvo para nada, não mereço amor” ou “não sou bom o suficiente”. Estas são as vozes negativas que contribuem para manter esse estado emocional não saudável.
7.Encontre emoções e necessidades saudáveis alternativas.
8.Conecta com sua própria força para transformar a emoção não saudável e os pensamentos destrutivos: procurar a sua voz saudável.
A identificação e a expressão das necessidades detectadas mobilizam sua tendência ao crescimento. Agora você está em posição de mudar.
Este passo implica empregar a emoção saudável alternativa (passo 7.1) para alterar a emoção não saudável. Engánchate a emoção saudável, sente que entra em contato com sua própria força, e deixe-se levar por ela. Não servem os argumentos racionais.
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Espero que este processo se tenha servido.
Cada dia eu verificar os trânsitos pessoais com Astroworld e identificar eventuais padrões de comportamento, na minha carta que possam me ajudar neste processo de identificação emocional.
A carta astral é, portanto, como uma poderosa ferramenta para o coaching pessoal.
Lembre-se que os grandes líderes, as pessoas que encontraram o seu propósito na vida e viver com paixão, sempre, sempre, repito outra vez, sempre foram donos de suas emoções.
Aproveite a sua vida com o coração como guia.
Feliz dia.
Francisco.
PS. Aqui você tem um exemplo para os textos que oferece Astroworld e a guia que oferece a carta natal.